segunda-feira, 30 de abril de 2012


PESQUISA REVELA QUE USUÁRIOS DE CRACK TEM MAIS CHANCES DE SE TORNAREM TUBERCULOSOS

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, revelou que os usuários de crack correm mais risco de desenvolver a tuberculose do que a população em geral. A pesquisa apontou que todos os pacientes em tratamento da tuberculose no local tinham histórico de uso da droga. De acordo com o Ministério da Saúde, quando o paciente é morador de rua, o risco de contrair a doença é 67 vezes maior. O coordenador do Programa Nacional de Controle a Tuberculose do ministério, Dráurio Barreira em entrevista para Radio Vale (Barreiras-Ba), falou das principais situações que aumentam esse risco.
"Seja a questão do local de moradia que é na rua, não pode haver lugar mais insalubre. Seja pela concentração que as pessoas geralmente dormem amontoadas. Seja pela falta de alimentação adequada. O uso de álcool é super comum e que é um dos principais fatores para não adesão ao tratamento contra a tuberculose e o abandono consequentemente do tratamento. Seja o uso do cigarro e, para completar e piorar a situação, o uso do crack que é o que mais dificulta qualquer ação, seja de prevenção e promoção ou atenção à saúde". Disse Dráurio.

O tratamento contra tuberculose dura seis meses e está disponível na rede pública gratuitamente. Para o combate ao crack e outras drogas, o Ministério da Saúde, por meio do programa Crack, É possível vencer, estabelece ações de prevenção e combate. Entre as a ações estão os consultórios nas ruas, internações compulsórias e visitas as cracolândias.
Reportagem Jordhan Araújo DRT-BA 6119

MAPA DE VISITAS

Visit http://www.ipligence.com