terça-feira, 14 de outubro de 2014

Descubra se a força dos superatletas vem da carne ou dos vegetais

Daniel Meyer já correu 217 quilômetros em uma única prova e está sempre no limite! Daniela Genovesi já cruzou os Estados Unidos de bicicleta.

Ele já correu 217 quilômetros em uma única prova e está sempre no limite! Ela já cruzou os Estados Unidos de bicicleta.
“Foram onze dias, 17 horas e dois minutos. Eu pedalava em média 20 horas por dia”, conta Daniela Genovesi.
E ela venceu! Daniela Genovesi, ciclista de ultramaratonas e carnívora.
“Tem aquele instinto animal, que a gente tem que ter nas provas”, afirma Daniela.
Daniel Meyer, ultramaratonista e vegano.
Globo Repórter: qual é seu principal combustível?
Daniel Meyer: é arroz com feijão!
Daniel Meyer: muita fruta, muito vegetal fresco, macarrão, arroz, feijão e farofa.Ele se tornou vegano há nove anos justamente quando pesquisava a melhor dieta para aumentar o seu desempenho.
Globo Repórter: é a dieta do brasileiro.
Daniel Meyer: eu gostaria de consumir mais castanhas, castanha-do-Pará e amêndoas, mas essas são coisas mais caras. O que eu tento trazer para as pessoas é mostrar que não tem necessidade de ser uma dieta cara. A dieta vegetariana não é necessariamente uma dieta mais cara que a onívora. Eu me alimento, eu e minha esposa, nos alimentamos com R$ 200 por mês, os dois.
Por outro lado, Daniela está convencida: a carne é fundamental. Nem sempre a vermelha. De preferência frango e peixe, mas de vez em quando...
“Não dispenso um bom churrasco”, admite Daniela.
Uma pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul descobriu que o gado criado solto, comendo pasto nativo do Pampa, dá um churrasco bom. Bom para saúde! Tem a proporção de ômega 3 e 6 ainda melhor do que no salmão de cativeiro.
Carlos Nabinger, engenheiro agrônomo: São os valores mais ou menos de um salmão selvagem.
Globo Repórter: Então, quer dizer que a gente pode estar comendo uma carne de boi com o mesmo valor de ômega 3 de um salmão?
Carlos Nabinger: perfeito. Então, a carne não deve ser demonizada como tem sido. O homem evoluiu comendo carne. O que acontece é que nós evoluímos e criamos o sofá e a tele-pizza. E realmente isso é que faz mal e não o comer carne. Sou defensor da carne vermelha. Me criei comendo carne, não tenho problema nenhum de colesterol alto. Nenhum problema.
Parar de comer carne, nem sempre é por recomendação médica. Questões como os direitos dos animais falam mais alto para muita gente que toma essa decisão. Daniel corre para tentar convencer os outros de que é possível ser campeão sem comer carne.
Daniel: Eu quero informar as pessoas. Só informar que uma nova forma de se alimentar, que não deriva da crueldade e do sofrimento animal, é possível.
Globo Repórter: Numa maratona, quem chegaria primeiro?
Daniel: Dependeria de outros fatores que não a dieta.
Globo Repórter: você apostaria em quem nessa competição?
Daniela: eu apostaria no que come carne, não no que come churrasco todo dia porque é over de gordura e tudo. Eu acredito nessa coisa do ganho de potência, no ganho de rapidez de raciocínio, de você ficar mais ligado. A carne te dá isso.
“O exercício, na minha opinião, é mais importante que a alimentação. Não que você possa descuidar da alimentação, mas se você fizer uma hora de caminhada, por exemplo, por dia, isso vai ter muito mais impacto em proteção de doença cardíaca do que se você deixar de comer uma picanha na hora do almoço”, acredita Roberto Kalil Filho, diretor da Cardiologia do InCor.
Vegetarianos ou carnívoros. Os dois chegam juntos na reta final.
Roberto Kalil Filho: os grandes professores do passado diziam o seguinte: a sua vida está nos seus pés. Isso, 50 anos atrás e isso já é regra. Então, a grande coisa é o exercício. Depois, controlar colesterol, controlar peso, não fumar, não beber, drogas...
Globo Repórter: e a alimentação?
Roberto Kalil Filho: e a alimentação, que é fundamental também. Fundamental você ter uma dieta balanceada, uma dieta compatível com a manutenção da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAPA DE VISITAS

Visit http://www.ipligence.com