terça-feira, 14 de outubro de 2014

Estudo prova que pressão, colesterol e triglicerídeos altos são mais frequentes em quem come carne


No Instituto do Coração, em São Paulo, uma grande pesquisa está testando o valor da dieta vegetariana para proteger o coração.

Enquanto isso, no Instituto do Coração, em São Paulo, uma grande pesquisa está testando o valor da dieta vegetariana para proteger o coração.
Um estudo anterior provou: altas taxas de pressão, colesterol e triglicerídeos são mais frequentes em quem come carne. Logo na primeira fase, ponto para os vegetarianos.
“Os estudos tem demonstrado claramente que populações e indivíduos vegetarianos tem menores fatores de risco de doenças cardiovasculares, assim como menor prevalência da doença já diagnosticada”, explica Julio Acosta Navarro, cardiologista e nutrólogo do InCor.
O médico cardiologista e nutrólogo, Julio Acosta Navarro é o idealizador da pesquisa. Os voluntários, tanto carnívoros, quanto vegetarianos, fazem exames de sangue, tiram medidas, e as comparações não param por aí.
E o problema nesse caso é um entupimento das artérias.“A última etapa dos exames acontece em uma sala. É hora de checar as artérias. E mesmo em pessoas aparentemente saudáveis, sem sintomas, imagens conseguem identificar precocemente um problema”, diz a repórter.
Globo Repórter: Se a gente colocar na balança uma dieta a base de carne e uma dieta vegetariana, o que pesa mais em favor da saúde?
Julio Acosta Navarro: Uma dieta vegetariana, desde que equilibrada, protege mais o coração que uma dieta onívora.
Dieta onívora é quando se come de tudo.
Cebola, tomate, pimentão, abobrinha, berinjela. Salada? Não. Churrasco. Churrasco vegetariano! A reunião de amigos é na casa do advogado Joel Lazzarin. Ele e a família deixaram de comer carne vermelha.
Globo Repórter: Há quanto tempo você não usava essa churrasqueira?
Joel: Já faz uns bons meses, quase um ano, não utilizava. Nós perdemos o hábito de fazer churrasco, né? Agora vamos aprender a nova modalidade. E colocar em prática.
Globo Repórter: Chamar os amigos.
Joel: Chamar os amigos. Porque não pode perder a tradição, né?
A novidade do churrasco vegetariano foi trazida por João e Nazareth. Eles são veganos. Não comem carne, nem ovos e não bebem leite. E não usam nada que venha de animais. Nem roupas, nem sapatos de couro.
João Carneiro, editor: A gente diz: ‘Ah, um bifinho’. Não é um bifinho. É um pedaço de um animal morto.
Globo Repórter: É assim que vocês enxergam hoje qualquer tipo de carne?
João: Isso.
Globo Repórter: Então, foi mais por uma causa e não por uma questão de saúde.
João: Sim, certamente.
E a saúde dos dois vai muito bem.
Nazareth: Agora, claro que nós, veganos, a gente não pode adoecer, né?
Globo Repórter: Por que?
Nazareth: A gente não pode adoecer, porque as pessoas vão dizer: ‘Ah, é porque não come carne!’ Todas as pessoas adoecem e ninguém atribui isso a nenhum dos seus hábitos.
No lugar da carne, bolinhas de soja. O seitan é o glúten da farinha de trigo.
Repórter Mônica Teixeira: Mas olhando, não parece um pedaço de carne cozida? Quem diria que a origem disso é farinha de trigo?
Pão com alho, legumes, cogumelos, caipirinha. A salada de maionese feita sem leite e sem ovos fica amarelinha com a ajuda de duas cenouras cozidas!
O aperitivo de carne de soja faz sucesso.
Repórter: Vou provar, hein? Esse aqui é o tira-gosto, né? Vamos ver?
Olavo Ludwig, físico: Vai no lugar do coraçãozinho, né?
Repórter: Como é que é? Lugar do coraçãozinho.
Olavo: Substitui o coraçãozinho! Com vantagens!
Repórter: É uma delícia! Tem um gostinho de carne, né? Você não achou?
Olavo: Sim, é por causa do tempero. O que dá o gosto, mesmo, na carne o gosto todo, que as pessoas sentem, é o tempero. É o sal.
Repórter: Já tinha provado antes?
Olavo: Esse aqui eu não tinha provado ainda.
Repórter: E aí?
Olavo: Muito bom.
Globo Repórter: Hoje você descobriu que abandonar a carne não é abandonar o churrasco?
Joel: E nem passar fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAPA DE VISITAS

Visit http://www.ipligence.com